terça-feira, 8 de março de 2011

Recomendação de leitura: Alessandro Buzo

Quero, aqui, fazer uma boa recomendação de leitura para quem quer entender um pouco mais sobre a cultura hip-hop e suas nuances.
Lançado recentemente, o livro "Hip-Hop: Dentro do Movimento" (coleção Tramas Urbanas, Aeroplano Editora, 2011), do grande parceiro Alessandro Buzo, traz entrevistas com cerca de 50 personalidades da cultura de rua, entre artistas, produtores musicais, organizadores de eventos, escritores, jornalistas e outros articuladores de destaque na cena.

Um dos primeiros personagens do livro é Nelson Triunfo (na foto ao lado, com Alessandro Buzo), numa entrevista com a qual tive a honra de colaborar.
Nelsão está no capítulo "O início do movimento", e discorre sobre os tempos da dança na rua 24 de Maio e na estação São Bento do metrô paulistano, sobre sua longevidade na cultura, o envolvimento de sua família nos eventos culturais, o atual momento do hip-hop e as perspectivas para o futuro.

O livro foi dividido em capítulos temáticos e, além deste primeiro capítulo, são abordados os tópicos: "Profissionalismo no hip-hop"; "Mídia do hip-hop"; "Polêmicas"; "Pelo Brasil"; "Fazendo rap mesmo com tudo contra"; "Posses do hip-hop"; "Mulheres no hip-hop, aqui elas têm voz ativa"; "Grafite"; e "Freestyle".
Confira alguns nomes que deram seu depoimento para esta obra de Buzo: Thaide, GOG, Rappin' Hood, Dexter, DJ Raffa, DJ Cia, Crônica Mendes, MC Marechal, Tio Fresh, Emicida, Pregador Luo, DJ Cortecertu, Alexandre De Maio, Nelson Maca e Zinho Trindade, entre muitas outras personalidades.
Tá esperando o que para comprar o seu? É só clicar AQUI para saber mais.

Recomendo este livro não só por seu conteúdo, mas também por ser fruto de um grande guerreiro que não espera nada cair do céu nem fica reclamando de braços cruzados: ele vai lá e faz!
Este é o Alessandro Buzo, escritor, cineasta, apresentador de TV, organizador de eventos e grande parceiro que corre pelo certo e faz muito pela cultura alternativa/marginal/underground.
Muito respeito, Buzo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com