quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Nelsão é homenageado no livro de Renan Inquérito

Na postagem anterior, comentei sobre o ótimo livro "#PoucasPalavras", que acaba de ser lançado pelo brilhante rapper Renan Inquérito - que recentemente se tornou um grande amigo e, na minha opinião, é um dos melhores letristas do rap brasileiro na atualidade.
O livro tem cerca de 150 páginas e também traz ilustrações do artista plástico Mundano e fotografias de Márcio Salata (que ilustram esta postagem). Duas páginas trazem uma poesia muito especial, intitulada "Ao Mestre Com Carinho".
Como diz o nome, tal texto é dedicado a Nelson Triunfo (clique na imagem abaixo para ampliá-la e poder ler a homenagem).
Além das ternas palavras deitadas pelo rapper, professor de Geografia e escritor Renan Inquérito ao papel, Mundano fez uma bela ilustração para essa poesia, remetendo, de forma genial, a figura de Nelsão a um de seus muitos apelidos: Homem-Árvore (relembre outros apelidos do pai do hip-hop brasileiro clicando AQUI).
Ainda tive o prazer de conversar com Renan Inquérito, em uma entrevista que foi publicada no portal Central Hip-Hop, e também fiz questão de redigir uma resenha sobre o livro "#PoucasPalavras", em que expressei minhas impressões pessoais sobre a leitura do mesmo.



De quebra, fiz duas perguntas específicas sobre Nelson Triunfo, que reservei para publicar apenas neste blog. Elas seguem abaixo:

• Em seu livro, você escreveu um poema chamado "Ao mestre com carinho", dedicado a Nelson Triunfo. Fale sobre este texto e sobre o homenageado...
• Renan Inquérito:
Esse poema eu fiz depois de um almoço na casa do Nelsão. Na ocasião, tive o prazer de passar um domingo com ele e sua família, comendo, cantando, tocando violão e contando histórias. Senti uma energia muito boa naquele ambiente, eu diria inspiradora, e sai de lá com bagagem e inspiração para compor milhares de versos. Vida longa ao mestre!

• Muitos adeptos do hip-hop, hoje, mal sabem quem é Nelson Triunfo, assim como ignoram outros nomes pioneiros da cultura de rua. Na sua opinião, por que isso acontece?
• Renan Inquérito:
Infelizmente, existe entre os brasileiros o péssimo hábito de não valorizar a sua própria cultura, os seus reais representantes. Mas, por outro lado, ainda existem muitas pessoas comprometidas com a nossa arte e seu resgate histórico. Nelsão dançando é uma viagem no tempo, seus passos nos levam até o metrô São Bento da década de 1980, ao início do hip-hop. Você pode até não conhecer, mas duvido que não seja impactado quando vê.

* Valeu, Renan, e parabéns por esta obra! O hip-hop agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com