segunda-feira, 4 de abril de 2011

Curiosidade: os muitos apelidos de Nelson Triunfo

Quando Nelson Triunfo caminha pelos arredores do Tiquatira, na região da Penha, em São Paulo, onde reside há cerca de 25 anos, quase todos os moradores o cumprimentam.
Apesar de saber de quem se trata e de que o mesmo atende, no meio artístico, por "Nelson Triunfo", a grande maioria das pessoas o chama de "Break". Sim, é esse o apelido que Nelsão ganhou na quebrada onde mora.

Quando vai a Triunfo (Pernambuco), ele vira "Nelsinho" - mesmo do alto de seu 1,90 metro. Explica-se: filho de Seu Nelson, figura queridíssima na cidade e que está prestes a completar 101 anos de vida, Nelson Gonçalves Campos Filho convive, em sua terra natal, com o apelido de infância, quando era um mirrado menino que herdou o nome do pai.
Nelsão também já teve outros diversos apelidos, principalmente na época em que chegou a São Paulo, no final da década de 1970.
Havia quem o chamasse de "Aranha", talvez associando seu cabelão ao aspecto de uma tarântula. Na mesma época, também foi chamado de "Black Bahia", devido ao fato de ter residido na Bahia e ainda possuir forte sotaque nordestino. Uma variação deste apelido era "Black Brasília", já que, antes de fixar residência em São Paulo, Nelsão tinha vivido no Distrito Federal (Ceilândia e Sobradinho) por três anos.

Mas um dos apelidos mais célebres - e engraçados, convenhamos - que Nelson Triunfo já teve foi "Homem-Árvore". Creio que este dispense explicações...
No final da década de 1970, era assim que ele era anunciado em muitos eventos - principalmente no Rio de Janeiro, onde Tony Tornado fez o 'favor' de popularizar tal alcunha (clique nos panfletos para ampliá-los).

De qualquer forma, Break, Nelsinho, Aranha, Black Bahia, Black Brasília, Homem-Árvore e NELSON TRIUNFO são uma mesma pessoa: um mártir cultural que tornou-se um dos principais divulgadores da música negra e um dos pais do hip-hop no Brasil!

Um comentário:

  1. ola caro aamigo neusom triunfo que para mim cotinua cendo neuzinho sei que com toda esta fama vc pode ate nem lembra de mim , quando estudamos juntos brincamos juntos vinhemos para sp juntos toda sua tragetoria de 1973 para traz eu conheço como sei que vc ta conhece a minha , sera que vc lembra do amigo Ze de lindalca subrinho de adalberto frandileiro.conhecido pela mulecada de triunfo como o famosso ze tutano ,,,,creio que vc ja nem lembra mais ne meu amigo..quando no dia 16 de julho de 1973 nos vinhemos de triunfo praticamente comprado pela impresa geobraz de sp para trabalhar na construção da rodovia dos imigrantes , na epoca morrerão varioa amigos nosso.em um deslisamento de terra como o meu companheiro de quarto ze de bundi.e tantas historia que sei que não caberia em um livro seu pai que muito mim admimirava e ficava uma fera quando a mulegada apelidava ele com o nome de neuson gggggggg que vc sabe mais que era uma pessoa maravilhosa que tinha um barzinho ou seja uma bodega na esquina do açude com a rua do fiado ou seja na av. getulio vargas ai meu amigo neuso quantas recordaçoes quando nos pulava dentro do açude para aprender a nadar onde tinha uma escadinha para nos subir quantos pulos nos demos na ponte do açude ,,, meu caro amigo, sei que o tempo passou e de nossas vida so resta lembraça estimo sua vitoria e lamento a morte do seu pai meu amigo e de sua mamãe d. carla . nada mais fiquei sabendo sobre seu irmãos e suas irma , pq fais 40 anos que não volto a minha terra so o ano passado 20 12 e que voltei fiquei so uma semana no restaurante da minha irma fatima de rinaldo onde era a farmacia de artu viana na praça da matriz . apena historia e ok recordo da nossa infancia meu caro amigo por algumas veses te vi na tv e aos 6 anos te encontrei numa festa na 23 de maiso . mais acho que vc não mim reconheceu. sorte paz e amor e o que desejo a vc e toda sua familia e bola pra frente do amigo ze barbosa triunfo que moro em sp a 40 anos hj no grajaú abraço

    ResponderExcluir

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com