quarta-feira, 2 de março de 2011

Com "Troca de Família", Nelsão vai aos TTs do Twitter!

Escrevo este texto ainda no calor da emoção de ver a ótima repercussão do primeiro episódio do programa "Troca de Família" (Rede Record) com a mais-que-inusitada (e surpreendente!) participação de Nelson Triunfo, na noite desta terça-feira (1º/3). Em poucos minutos, o programa me rendeu mais de 400 visitas a este blog, média de quase uma semana.
Ainda durante a exibição do programa, o nome do pai do hip-hop brasileiro já figurava nos TTs (trending topics, expressões mais comentadas) do Twitter em âmbito nacional.
Quando eu soube disso, só pude capturar a imagem do nome de Nelson Triunfo nos TTs de São Paulo, mas, mesmo assim, é um registro memorável
(veja imagem ao lado).
Entre os parágrafos desta postagem, segue uma pequena amostragem das declarações positivas que colhi, no Twitter, sobre a participação de Nelsão no "Troca de Família", o que inclui adeptos do hip-hop, artistas de renome (como Emicida) e pessoas que ainda não o conheciam e passaram a admirá-lo (clique nas imagens para ampliá-las).
Confesso que, antes de assistir ao episódio, eu tinha certo receio de como ele havia sido editado - afinal, a emissora teve de reduzir uma semana de gravações a apenas uma hora de programa e, como bem sabemos, a televisão sempre costuma elevar seu Ibope à base de polêmicas, sejam elas autênticas ou mesmo "forjadas".
Mas fui surpreendido de forma muito positiva. Na minha avaliação, Nelsão e sua família foram mostrados de uma forma bastante fiel ao que realmente são (devo admitir: ponto para a produção do programa, que não distorceu a realidade).
E digo isso com a propriedade de quem tem convivido com eles há dois anos - só neste ano, passei oito dos últimos nove domingos na casa da família Campos (ou, carinhosamente, família Triunfo).

O mais interessante do programa, a meu ver, foi a quebra de paradigmas e preconceitos. Os próprios familiares do empresário mineiro Hugo Alves Prado, com quem Nelson Triunfo trocou de família, admitiram que a primeira impressão (visual) os deixou com certo receio e, depois de conhecerem o pai do hip-hop brasileiro, perceberam nele um ser humano especial e se despiram de possíveis preconceitos. Acredito que boa parte dos telespectadores também deve ter aprendido (e apreendido) esta lição de não julgar ou menosprezar nenhuma pessoa sem antes conhecê-la. E Nelsão é um poço de humildade e sabedoria - quem o conhece sabe muito bem disso.
Nelson Triunfo portou-se como um verdadeiro gentleman na luxuosa casa da família Prado, conquistou a todos com grande facilidade e de forma nitidamente espontânea (uma característica nata em seu dia a dia) e deu um banho de cultura a todos os telespectadores.
Como se diz no meio hip-hop, ele REPRESENTOU! Aproveitou, e muito bem, o espaço em cadeia nacional, para mostrar a essência social e cultural do hip-hop. E, acredito, arrebatou novos fãs que ainda não conheciam sua trajetória.
Hugo também teve uma postura digna de elogios. A considerar sua classe social abastada, não demonstrou arrogância ou pseudo-superioridade - como fazem muitas pessoas que até mesmo possuem menos bens e status social do que ele. Hospedou-se na casa dos Triunfo com humildade, trajou-se como um "mano", participou de uma aula de dança na Casa do Hip-Hop de Diadema (onde Nelsão trabalha) e interagiu com os filhos e amigos dele.
Mas foi o nome de Nelson Triunfo, e não o de Hugo, que figurou nos TTs do Twitter. O pai do hip-hop brasileiro não chegou a mostrar nem 5% do ser humano formidável e do artista diferenciado que ele é e, mesmo assim, encantou quem assistiu ao programa.

• Aguardemos, agora, o segundo episódio do "Troca de Família", previsto para ir ao ar nesta quinta-feira (3/3). Dá-lhe, Nelson Triunfo! Tenho muito orgulho de ser seu fã e amigo há mais de 10 anos, e de poder escrever sua biografia e ajudar a produzir um documentário a seu respeito!!!

4 comentários:

  1. Parabéns Nelsão mais que nunca representou o Hip Hop Nacional e parabéns Gilberto pelo engajamento nesse trabalho

    ResponderExcluir
  2. Gil,concordo plenamente com tudo que você falou e assino embaixo!

    Parabéns à familia Triunfo e à você também!

    ResponderExcluir
  3. 100 palavras!!!Para mim não era surpresa que ele ia representar!!!Mas confesso que todo dia ele me surpreende!!!E olha que conheço o Nelsão há 19 anos, praticamente fui criado por ele. É como ele mesmo diz: "A história do nego véio eu confundo com a do mato, nunca possuiu dinheiro só teve coro de rato, mas com ele eu aprendi sempre ser um ser humano, já fui matuto na roça e na cidade eu soul mano"!!! Trecho da letra COMUM TÁ DIFERENTE. Nelson Triunfo. Sucesso...

    Veja alguns vídeos:

    http://www.youtube.com/watch?v=X6nn_4KjCco
    http://www.youtube.com/watch?v=KBdRV9DIm_o
    http://www.youtube.com/watch?v=ufDIcjwnC8k
    http://www.youtube.com/watch?v=MPYeyvq1RpE

    ResponderExcluir
  4. Arrebentou no post Gil ;) tamo junto. #umsócaminho

    ResponderExcluir

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com