sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Joul, uma "cria" das oficinas ministradas por Nelsão

Nesta quinta-feira (6/1) passei horas "importunando" o MC e b.boy Joul, do grupo Matéria Rima e também integrante da Funk & Cia (de Nelson Triunfo). Colhi muitas informações, fotos, vídeos e uma entrevista com este grande hip-hopper, de quem tenho a honra de ser fã e amigo.
Nascido em Jaboatão dos Guararapes (PE), terra natal dos repentistas Caju e Castanha, Joul possui uma história de vida marcada pela superação - e credita muito disso a Nelson Triunfo, que considera um segundo pai. "Cria" das oficinas culturais promovidas por Nelsão em Diadema (SP), Joul é hoje um multiplicador dos conceitos que aprendeu com o pai do hip-hop brasileiro.
Atualmente, Joul é um grande articulador do hip-hop como instrumento (re)educativo. Em Barueri, desenvolve o elogiável projeto "Vem Comigo Hip-Hop Arte" (clique aqui para saber mais). E é pai do MC Nicolas, de apenas 11 anos, um garoto muito talentoso que já tem brilhado muito no momento presente e nos assegura um ótimo futuro para o rap (clique aqui para ver seus vários vídeos no YouTube).
Com o grupo Matéria Rima, Joul faz um rap diferenciado, de cunho nitidamente educativo, inclusive inserindo em suas letras temas relacionados a disciplinas escolares. O ótimo jornalista e crítico musical Pedro Alexandre Sanches é fã declarado de seu trabalho - algo que, na minha opinião, é um respeitável 'atestado de qualidade' (clique aqui e aqui para ler textos dele sobre Joul e o Matéria Rima).
Selecionei um vídeo do Matéria Rima (inclusive, com performance do MC Nicolas) para compartilhar com minha meia dúzia de leitores:



A Joul e Majô, deixo aqui o meu muito obrigado pela disposição e por terem me aturado, ontem, durante várias horas. Quando a biografia de Nelson Triunfo ficar pronta, verão que foi por uma boa causa!

2 comentários:

  1. Salve Gil, Salve Nelson e Salve Joul, sucesso demais pra vocês, que Deus continue a abençoar a estrada de vocês! Feshinoda Salgado (o japones preto hehehe).

    ResponderExcluir
  2. Vamo que vamo!!!! Gil, Nelsão, Jean (Testa), Andrew, Eloiza. Sucesso!!!Peace...

    ResponderExcluir

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com