sábado, 22 de janeiro de 2011

Correria total: 10% de inspiração e 90% de transpiração!

Não sei quem é o autor de uma frase com a qual me identifico muito, e diz algo como: "Faça o que ama e nunca mais terá de trabalhar".
É com este pensamento que, desde o início, tenho encarado a nobre e honrosa missão de escrever a biografia de Nelson Triunfo.
Para quem não sabe ainda, a ideia deste projeto nasceu de um sonho que tive, em que vi o livro prontinho. Quando acordei, pensei: "E por que não?". Daqui a umas semanas, prometo explicar melhor este episódio, ocorrido em meados de 2009, logo que cheguei de um período de quase quatro anos no Japão - sempre, mantendo contato com o mestre Nelsão.
Nas últimas semanas, com a ótima notícia de ter conseguido apoio para viabilizar a publicação do livro, intensifiquei as pesquisas - sem exageros, elevei o ritmo de trabalho à centésima potência (por conta disso, até pedi um afastamento temporário do portal Central Hip-Hop - que segue muito bem gerido pelos meus parceiros DJ Cortecertu, Noise D, Skillz, Bruno Gil e Jéssica Balbino, entre outros guerreiros e guerreiras).
Diariamente, tenho captado entrevistas, garimpado os arquivos pessoais do próprio Nelson Triunfo e explorado todo material bibliográfico, jornalístico e audiovisual que, de alguma forma, tenha relação com sua história.
O resultado desse ritmo "frenético" (como diriam meus amigos cariocas) pode ser exemplificado na foto acima, que reúne uma pequena parte do material sobre o qual tenho me debruçado diariamente. São trabalhos acadêmicos, livros, documentários, recortes de jornal, músicas, fotografias e muitas outras peças de um quebra-cabeça importantíssimo para a cultura brasileira.
Com 10% de inspiração e 90% de transpiração, sigo montando este maravilhoso quebra-cabeça, o que é uma missão muito mais prazerosa que trabalhosa.

E vejamos como o destino é um roteiro fabulosamente bem escrito: há poucos dias, comecei a participar da produção do documentário "Triunfo", que contará a trajetória do pai do hip-hop brasileiro, fazendo justiça à importância de Nelsão.
Por contar com uma estrutura profissional muito boa, este filme injetou ainda mais ânimo no presente escriba. Em breve, poderei publicar mais informações a respeito deste documentário, que contará com depoimentos de diversas personalidades-chave da cultura brasileira.
Nos próximos dias, faremos pelo menos mais três entrevistas importantíssimas - e, à medida do possível, o "making of" dessas atividades será publicado neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com