quarta-feira, 1 de junho de 2011

Muito obrigado, Triunfo e triunfenses triunfantes!!!

Os últimos dias têm sido maravilhosos e muito produtivos nesta missão pelo Nordeste ao lado de Nelson Triunfo. Felizmente, o clima tem colaborado para que eu possa conhecer Triunfo (PE) e muitos de seus moradores que têm algo a me contar sobre o pai do hip-hop brasileiro.
Começamos a missão na manhã de segunda-feira (30/5), quando saímos de São Paulo e desembarcamos em Recife. À noite, pegamos um ônibus para Triunfo, onde chegamos por volta das 3h30 da madrugada de terça-feira (31/5) - aniversário de 101 anos do pai de Nelson Triunfo, o guerreiro Nelson Gonçalves Campos, mais conhecido como Seu Nelson.
Já por volta das 6h15 do mesmo dia, a Banda Isaías Lima chegou à porta da casa de Seu Nelson, para homenageá-lo com um belo "Parabéns a você". Emoção pura! Por coincidência, a própria banda, um verdadeiro patrimônio cultural da cidade, completou 121 anos no mesmo dia 31 - a dedicação dos músicos envolvidos com uma tradição mantida desde 1890 é louvável e enche os olhos.
De câmera em punho, então, percorri os mais diversos cantos de Triunfo, tendo como "guia" o mestre Nelson Triunfo.
Fiquei muito feliz ao constatar que ele é uma verdadeira celebridade na cidade, e não consegue caminhar um quarteirão sem ser cumprimentado, elogiado ou abraçado por algum morador.
Todos se orgulham dele. Idosos e amigos de infância relembram as décadas passadas, adultos o parabenizam pelo sucesso conquistado e crianças pedem para tirar foto junto a ele, para "colocar no Orkut" e mostrar para os amigos.
Até o momento,também participamos de um sarau literário com maravilhosos poetas triunfenses, visitamos o engenho Triumpho (que produz e até exporta cachaça e rapadura de altíssima qualidade) e percorremos muitos quilômetros nos arredores do Sítio Caldeirão, entre outras atividades em Triunfo.
Hoje, começamos a planejar nossa ida a Paulo Afonso (BA), provavelmente para sexta-feira ou sábado.
O mais importante de tudo é a missão já cumprida de ter conhecido Triunfo e seus habitantes e, com isso, entender melhor por que Nelson Triunfo é esta pessoa ímpar, com sua simplicidade, cordialidade e espírito multicultural.


• OBS: seria impossível me lembrar dos nomes de todos os triunfenses que me receberam tão bem, com sorrisos amáveis, conversas cativantes e uma energia muito positiva, que, com certeza, têm acrescentado muito à minha pesquisa e me ensinado muito sobre a magia do ser humano.
Eu já era fã de Triunfo sem conhecer a cidade e seu povo lindo. Agora, o nome de Triunfo já está tatuado no meu coração - um sentimento que, tenho certeza, vou carregar comigo por toda a vida. MUITO OBRIGADO, TRIUNFO!!!
(Prometo voltar à cidade assim que o livro estiver pronto)

Um comentário:

  1. Japaaa,vai ser um prazer enorme te-lo de volta na nossa querida cidade,será sempre bem-vindo.
    Muitoo obrigada por a sua presença.
    Beijoo'-

    ResponderExcluir

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com