terça-feira, 19 de abril de 2011

Nelson Triunfo: hiperativo na Virada Cultural 2011!

Foi uma semana bastante corrida, mas muito gratificante!
Na terça-feira passada (12/4), fui com Nelson Triunfo e Funk & Cia para o Rio de Janeiro, onde ministrei uma palestra sobre rap e a trupe fez um baita show no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) - conforme mencionei na postagem anterior deste blog.

Na noite de sábado (16/4), Nelson Triunfo foi o mestre de cerimônias do Palco República, da Virada Cultural.
Lá, foram realizadas apresentações de KL Jay, Edi Rock e Don Pixote, Taylor McFerrin e BNegão,
Fred Wesley and the New JB's, Toni Tornado e Dom Salvador + Abolição e Dumpstaphunk, entre outros músicos.
Algumas horas depois, já na tarde de domingo (17/4), tive a honra de organizar outro evento dentro da programação oficial da Virada Cultural: o Rap de Repente, que teve uma eliminatória da Batalha do Conhecimento apresentada por MC Marechal e um show com Zé Brown, Rapadura e Nelson Triunfo - três músicos nordestinos que misturam rap e músicas regionais.
Nem todas as pessoas devem ter compreendido o significado deste evento. Decidi reunir esses três nomes por três motivos:
• Primeiro, porque são guerreiros talentosíssimos e que contribuem muito com a cultura hip-hop, desenvolvendo um trabalho criativo, verdadeiro, honesto e positivo.
• Segundo, para mostrar que rap e repente possuem, sim, o mesmo DNA (costumo dizer que uma mesma semente foi lançada em terras diferentes, gerando o rap nos EUA, o toasting na Jamaica e o repente no Brasil).
• E a terceira motivação foi a de tentar derrubar um pouco mais o estúpido muro do preconceito contra os nordestinos, que ainda é muito forte em São Paulo (infelizmente!). Muitos paulistas arrogantes se julgam "a locomotiva" do país, mas se esquecem que ela é conduzida pelo suor de uma imensa massa de trabalhadores nordestinos, nas mais diversas ocupações. Caráter não tem raça, cor ou classe social. E em todas as raças e classes existem pessoas boas e más. Espero que isso seja um imperativo para reflexão
aos preconceituosos!

* Fotos: Heloisa Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com