Berlim é uma cidade que ocupa lugar especial no coração de Nelson Triunfo.
Em maio de 2006, o pai do hip-hop brasileiro seguiu para lá com sua equipe Funk & Cia, para representar o Brasil na Copa da Cultura - evento que antecedeu a Copa do Mundo. Em junho de 2007, Nelsão voltou a Berlim, desta vez como ator, para participar da peça "Im Dickicht der Städte" ("Na Selva das Cidades"), de Bertolt Brecht, a convite de Frank Castorf - o mais renomado diretor do teatro alemão.
Não fui à Alemanha com Nelsão, mas nos últimos dias andei "passeando" por alguns lugares que ele me descreveu.
Como? Usei o Google Street View e, mesmo que de maneira bastante superficial, consegui entender um pouco do porquê de Nelsão admirar a cidade.
Percorri a histórica praça Alexanderplatz, onde vi a torre da televisão Fernsehturm com seus 368 metros de imponência, a bela fonte Neptunbrunnen (esculpida em 1891) e o Welzeituhr, o "relógio do mundo". A cerca de 500 metros dali, também pude ver o hotel Ibis Mitte, onde Nelsão se hospedou na primeira vez em que esteve na cidade.
No meio desse caminho, ainda visitei o Volksbühne, o "teatro do povo", onde "Na Selva das Cidades" foi apresentada. Por fim, ainda dei uma passada em frente à Haus der Kulturen der Welt (Casa das Culturas do Mundo), onde Nelsão se apresentou com a Funk & Cia em 2006.
*** Registrei alguns links para compartilhar com quem acompanha este blog. Divirtam-se:
• Alexanderplatz
• Haus der Kulturen der Welt
• Hotel Ibis Mitte
• Neptunbrunnen
• Volksbühne
Salve Nelsão!!!
ResponderExcluirFazendo a ponte com o país que derrubou o muro. Grande abraço.
Paz a todos.
Paulo Brazil!
Olha Onde a Favela Chegou.