terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Nelson Triunfo em destaque no "Diário de SP"

A edição de hoje (8/2) do jornal "Diário de São Paulo" traz, em suas páginas centrais, uma galeria de fotos da gravação feita no sábado (5/2), na rua 24 de Maio (centro de Sampa), para o documentário "Triunfo".
O filme contará a trajetória de Nelson Triunfo, o pai do hip-hop brasileiro, com depoimentos de diversas personalidades da cultura brasileira - de dentro e fora do hip-hop.
Já foram entrevistados, por exemplo: Thaide, DJ Hum, KL Jay, OsGêmeos, Emicida, Xis, B Negão, Sérgio Mamberti, João Marcelo Bôscoli, Max de Castro, Simoninha, Gérson King Combo, Carlos Dafé, Dom Billy, João Break e seu irmão Luizinho, Grandmaster Ney e Rooneyoyo, entre outros nomes.
Há um mês, eu me juntei à equipe que produz o filme e unimos forças. Estamos trilhando um caminho difícil, mas que, certamente, terá um ótimo resultado. O material que a produtora Canal Aberto já tinha colhido tem me ajudado muito e acredito que também tenho a colaborar com esta produção que promete registrar um documento muito importante sobre a cultura negra e o surgimento do hip-hop no Brasil.

Fiquemos de olho: em breve, o programa "Manos e Minas" (TV Cultura) também exibirá uma reportagem sobre a gravação feita na rua 24 de Maio - espaço público onde, no início da década de 1980, Nelsão levou a dança de rua para... a rua!
Na época, final da ditadura militar, ele era constantemente perseguido e agredido pela polícia, que via na dança um pretexto de "subversão". Mesmo assim, nunca se intimidou nem desistiu de perpetuar a arte que, hoje, é reconhecida.

• Agradeço muito ao ótimo jornalista e amigo Juca Guimarães, do "Diário de São Paulo", e a toda a equipe do "Manos e Minas", em especial a Mariana Gabriel, à repórter Cris Gomes, ao guerreiro Zeca MCA e aos sempre parceiros Max B.O., Alessandro Buzo, Emicida, ProjetoNave e DJ Erick Jay. O hip-hop agradece!

*** BÔNUS: clique AQUI para baixar o álbum "Black Soul Brothers" (1977), de Miguel de Deus, uma das pérolas do VERDADEIRO FUNK brasileiro - que tem a participação de Nelson Triunfo na faixa "Mr. Funk".

3 comentários:

  1. Já baixei o álbum agora vou conferir!
    Obrigada pela dedicação em mantêr viva a história desse grande precursor Nelsão e todos que envolvem esse lindo movimento!
    = )

    ResponderExcluir
  2. MEU NOME E MARIA FREITAS,MORO EM BRASILIA DF.FIQUEI FELISSIMA QUANDO VI MEU AMIGO NELSÃO NO TROCA DE FAMILI,EU TINHA MAIS OUMENOS 15 ANOS QUANDO O CONHECI EU MEU IRMÃO FIRMO,MEU PRIMO CHICO ERAMOS UM GRUPO DE AMIGOS DE FESTAS E DE DANÇ,NA EPOCA NELSÃO NÃO ERA FAMOSO COMO AGORA MAIS CHAMAVA ATENÇÃO POR ONDE PASSAVA COM AQUELE CABELO QUE JA ERA IMENSO.CHEGUEI A SER CONVIDADA POR ELE PRA PARTICIPAR DO PROGRAGRA DO SILVIO SANTOS NA EPOCA OS CALOUROS CANTAM E DANÇAM.MAIS MINHA MÃE NÃO DEIXOU.SINTO SAUDADES DE NELSÃO.GOSTARIA DE REVE-LO AQUI NA CEILANDIA DF ELE E MUITO CONHECIDO APESAR DO TEMPO.COMO FAÇO PRA ENTRAR EM CONTATO COM ELE?MANDA PRA MIM O IMAIL DELE! MARIAXFREITAS2008@HOTMAIL.COM.POR FAVOR.OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  3. vale mesmo a pena mostra a historia da vida de uma pessoa tão integra como esse cara!!!!!!

    ResponderExcluir

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com