terça-feira, 13 de abril de 2010

A vantagem do olhar que vem de fora

Pedi ao excelente jornalista Danilo Almeida, meu amigo há quase 25 anos, para ler o que já escrevi da biografia e me fazer críticas e sugestões. Para minha felicidade, mesmo estando distante (Roma-Itália), ele atendeu o pedido e foi bastante criterioso e rigoroso: fez várias observações e me "puxou a orelha" para alguns vícios de linguagem e deslizes redacionais.
Este episódio me abriu os olhos para essa questão da observação crítica. Danilo me apontou falhas e fez ótimas sugestões para um texto que eu achava que estava "perfeito". Percebi, com isso, o quanto é importante que um olhar "de fora" observe coisas que, do lado de dentro, nunca fui capaz de notar. Afinal, um pai costuma ver apenas as virtudes de seu filho, e o que meu amigo fez foi exatamente o que eu pedi: apontar os defeitos.
Uma das sugestões feitas, que atendi prontamente, é com relação ao título do livro. Ainda que provisório, resolvi mudar de "Do Soul ao Hip-Hop" para "Do Sertão ao Hip-Hop", que condiz de modo mais adequado com a história de Nelson Triunfo. Afinal, ele não nasceu com o pé no soul, e sim conheceu este gênero musical na adolescência.

Outras sugestões me fizeram modificar alguns trechos do texto - para melhor, acredito. A eterna procura pelo "texto perfeito" requer exatamente isso: lapidar, lapidar, lapidar... Até chegar ao resultado mais satisfatório para diferentes olhares.
Sinto que estou no caminho certo e que jamais conseguirei chegar sozinho ao destino final (o livro pronto).
É ótimo contar com colaborações de amigos competentes.

E ainda pretendo acionar outras pessoas para que me ajudem a arredondar e aperfeiçoar esta obra, que encaro como uma MISSÃO DE VIDA.
Abaixo, brindo os leitores deste blog com uma maravilhosa foto de Nelson Triunfo e Funk & Cia no sertão nordestino, em uma das andanças da trupe por Pernambuco:
E o trabalho continua... Um só caminho...

2 comentários:

  1. Pode crer, Gil!!!

    A sua humildade em pedir uma segundda opinião ou terceira, quarta ou quantas mais você julgar necéssario para a boa elaboração dessa sua nova empreitada, já faz de você um cara diferenciado.

    Afinal você não está redigindo sua opinião sobre um fato qualquer em um blog ou algum site de relacionamento (não que os mesmos não o mereçam faze-lo de forma correta!), mas se trata de uma obra litéraria e não é uma obra qualquer, se trata de nada menos que Nelsão.

    Sabemos que com toda essa popularização de sites, blogs, comunidades de relacionamento e etc, por meio da internet, que é um meio de informação/comunicação que muitas vezes exige de nós muita rápidez, cometemos alguns deslizes ortográficos.

    Mas nada que venha a tirar o brilho de sua obra, pois sei que você é um cara muito exigente com você mesmo em relação a escrita.

    Boa sorte na sua busca incessante pela "escrita perfeita".


    Paz!


    Paulo Brazil!!!
    Colaborador do Blog: Olha Onde a Favela Chegou.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, grande Paulo!
    Fico feliz de saber que este trabalho está sendo acompanhado por pessoas influentes na cultura hip-hop, formadoras de opinião - papel importantíssimo.
    Estou caprichando muito neste trabalho, porque o encaro como uma MISSÃO. E espero cumpri-la à altura do que o Nelsão merece (e a cultura hip-hop também).
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com