quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A beleza da 'nordestinidade' no hip-hop

Nelson Triunfo sempre se orgulhou de sua origem nordestina. Pernambucano de Triunfo, pacata cidade conhecida como "oásis do sertão", preserva até hoje muitos costumes, trejeitos e o inconfundível sotaque, mesmo tendo deixado o Nordeste em 1974 (relembre AQUI nossa viagem ao Nordeste).
Desde que teve contato com os primórdios da cultura hip-hop, na década de 1980, Nelsão sempre defendeu que, no Brasil, ela poderia - e deveria - beber da riquíssima cultura brasileira. Ele mesmo se define como um "híbrido de James Brown com Luiz Gonzaga".

Durante muitos anos, sua postura foi questionada, ignorada ou ridicularizada por muitas pessoas que assimilaram e/ou copiaram o "padrão estadunidense" de hip-hop - mesmo considerando que muitos rappers dos EUA já vinham sampleando pérolas da música brasileira.
O tempo é rei. Passadas quase três décadas da chegada do hip-hop ao Brasil, hoje a cultura brasileira é uma grande fonte de inspiração, seja no samba misturado ao rap de Marcelo D2 e Rappin' Hood, seja na catira utilizada pelos goianos do Testemunha Ocular, no choro renovado do Beatchoro ou na música nordestina que se fundiu ao rap de Zé Brown (leia mais AQUI) e tantos outros.

Outro grande representante do orgulho nordestino no rap brasileiro é meu grande amigo Rapadura Xique-Chico, um "rapentista" cearense de quem já comentei neste blog (relembre AQUI).

Rapadura acaba de lançar o videoclipe da música "Norte Nordeste me veste", rodado na Bahia. Dirigido por Vras77, o vídeo fará parte do documentário "Cada Canto um Rap, Cada Rap um Canto", que está sendo produzido por ele em parceria com o rapper Renan Inquérito e a jornalista Jéssica Balbino.
Sem mais delongas, confira abaixo o videoclipe, que foge de todos os estereótipos 'yankees' e mostra que o Brasil tem muita beleza a ser revelada e transformada em poesia pelos agentes do hip-hop brasileiro:


*Bônus: veja também o videoclipe de "Desafio Zé x Léo", de Zé Brown, que também foi dirigido por Vras77 e também integrará o documentário "Cada Canto um Rap, Cada Rap um Canto":

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com