sábado, 19 de março de 2011

"Manos e Minas" aborda livro e filme sobre Nelsão

Deve ser exibida neste sábado (19/3), no programa "Manos e Minas" (TV Cultura), uma reportagem que vai falar sobre registros sobre a trajetória de Nelson Triunfo, o pai do hip-hop brasileiro.
O programa, o único da TV aberta paulista a abordar a cultura hip-hop, tem início às 18h, com apresentação de Max B.O. e Anelis Assumpção.

A matéria foi gravada no mês passado, na esquina das ruas 24 de Maio e Dom José de Barros, no centro de São Paulo - point histórico onde, no início da década de 1980 (foto), Nelson Triunfo e sua equipe Funk & Cia se reuniam para dançar, marcando o nascimento do hip-hop no Brasil.
Na época, últimos anos de ditadura militar, os dançarinos de rua costumavam ser perseguidos e agredidos pela polícia, além de tomar chás de cadeira em delegacias, sob a acusação de "vadiagem".
Quase 30 anos depois, reconstituímos esse ambiente, para mostrar que o espaço público pertence à população e legitimar a manifestação artística nas ruas. A gravação teve a colaboração de muitas pessoas importantes na vida do Nelsão, como King Nino Brown e Valmir Black Power (na foto acima, comigo), além das exímias dançarinas Flávia (Soul Sisters) e Darlita, a família de Nelsão e outras pessoas que têm soul e hip-hop na veia!
À reportagem do "Manos e Minas", tive a oportunidade de falar sobre o livro que estou finalizando ("Nelson Triunfo - Do Sertão ao Hip-Hop", tema deste blog). Também será abordada a produção do documentário "Triunfo", previsto para ser lançado no próximo ano - inclusive, uma sessão de filmagens foi realizada na mesma ocasião.
Fique atento: é possível que a reportagem apresente cenas inéditas do filme, que foram cedidas para a TV Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com