segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sobre o documentário "Nos Tempos da São Bento"...

Na minha postagem anterior, falei sobre o documentário "Nos Tempos da São Bento", que foi lançado oficialmente no dia 26 de novembro. Hoje, volto para elogiar a obra, rica em depoimentos emocionantes que contam um importante capítulo da história do hip-hop brasileiro.
Repito o que já escrevi em uma reportagem sobre o filme, publicada no portal Central-Hip-Hop: mais que um documentário, "Nos Tempos da São Bento" é um documento para a cultura de rua tupiniquim!

Segue abaixo um trecho do texto que escrevi sobre este maravilhoso filme, com depoimentos do diretor Guilherme Botelho (DJ Guinho), João Break, Chileno e Jackson (Stillo Selvagem), além do link para quem quiser ler a íntegra do texto.


"A importância da memória como um patrimônio a ser valorizado, registrado e perpetuado determina o fio condutor da narrativa. Este viés histórico se intercala com dezenas de depoimentos ricos e carregados de emoção, compondo o documentário Nos Tempos da São Bento, lançado no dia 26 de novembro, na Galeria Olido, em São Paulo. Participam do filme diversos personagens que protagonizaram ou testemunharam o surgimento do hip-hop em São Paulo, história que tem na estação São Bento do metrô um capítulo fundamental.
(...)
Um dos primeiros espaços públicos "tomados" pelos primeiros b.boys paulistanos entre 1984 e 1985, a estação São Bento se tornou um dos principais points do hip-hop paulista e brasileiro, reunindo, todos os sábados, as "gangues" (crews de b.boys) que buscavam um bom chão para dançar. Com o tempo, o graffiti e o rap também estiveram representados no local, mas a dança sempre foi o principal elemento aglutinador. A história durou entre 16 e 17 anos. Além de inúmeros b.boys consagrados, por lá também passaram, por exemplo, OsGêmeos, Thaide, DJ Hum, MC Jack, Mano Brown e KL Jay, entre muitas outras personalidades. No filme, eles mesmos relembram o período, junto a outros nomes como DJ Heliobranco, Vitché, Sharyline, Jackson (Stillo Selvagem), Pepeu, João Break, Nelson Triunfo, GOG, Código 13, Doctor MCs, MT Bronks, Marcelinho Back Spin, Mister Kokada e muitos outros (...)"

>> Clique aqui para ler a íntegra desta reportagem

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog.
    Sou de Serra Talhada-PE, mas moro em São Paulo e adoro o Nelsão, respeito muito tudo o que ele produziu e produz até hoje.
    Triunfo é uma cidade maravilhosa,minha avó paterna mora lá. A cidade vêm crescendo cada vez mais, e ficamos muito felizes em saber que a cultura nordestina que é tão rica vem sendo divulgada por todos estes anos pelo grande Nelson Triunfo.
    É isso aí, sucesso e bom final de ano!

    ResponderExcluir

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com