quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Prêmio Preto Ghóez em fase final

Faltam poucos dias para o MinC (Ministério da Cultura) definir os ganhadores do Prêmio Cultura Hip-Hop - Edição Preto Ghóez. Ao todo, 134 trabalhos de todo o Brasil serão premiados, no valor de R$ 13 mil cada, totalizando pouco mais de R$ 1,74 milhão. O Prêmio é uma promoção das Secretarias da Identidade e da Diversidade e de Cidadania Cultural, em parceria com Instituto Empreender e a Ação Educativa.
Uma primeira triagem dos 1.084 projetos recebidos pelo MinC foi feita para avaliar se todos seguiram os critérios do edital do prêmio. Ao todo, 866 projetos (80% das propostas enviadas) foram habilitados e estão aptos a receber o prêmio.
Estamos entre as propostas habilitadas, com o projeto da biografia de Nelson Triunfo ("Do Sertão ao Hip-Hop"), na categoria Reconhecimento - Pessoa Física. Na mesma categoria, o próprio Nelson Triunfo também concorre ao prêmio.
O mérito artístico e cultural de cada projeto está sendo avaliado pela Comissão de Seleção do Prêmio, que escolherá as iniciativas que defendam o fortalecimento das expressões culturais do hip-hop.
Quero, aqui, registrar três ponderações:
1) Não podemos nos esquecer de que o prêmio é uma homenagem justíssima a Preto Ghóez, rapper e ativista falecido em 2004. Não tive a honra de conhecê-lo, mas conheço sua história e acredito que a melhor forma de honrarmos seu legado é respeitando os valores do verdadeiro hip-hop e sua essência transformadora.
2) O maior prêmio que todo verdadeiro hip-hopper poderia receber já foi proporcionado: saber que, em todas as partes do Brasil, existem iniciativas culturais que utilizam o hip-hop como instrumento de reflexão, conscientização, educação alternativa e integração social.Do Amapá ao Rio Grande do Sul, do Acre a Rio Grande do Norte, o Prêmio Preto Ghóez ajudou a detectar projetos muito interessantes, obedecendo às peculiaridades culturais de cada região, mas com uma mesma essência.
3) Se um projeto não for agraciado com o prêmio, isso não significará que ele é ruim ou não possua méritos. Da mesma forma, é possível que algum vencedor seja menos merecedor que algum outro contemplado. A premiação é um reconhecimento, sim, mas desde sua concepção trabalha com uma limitação: só 134 projetos poderão ser laureados. Portanto, desde já sabemos que 732 dos projetos habilitados não receberão o prêmio - e, provavelmente, haverá muitos merecedores entre eles. Espero, de coração, que ninguém fique desanimado ou rechace a iniciativa do MinC caso não receba o prêmio. Afinal, o maior estímulo para todo trabalho que é verdadeiro e sincero deve vir de dentro, e não de fora. Sei que a falta de recursos, às vezes, é um obstáculo considerável. Eu, mesmo, já queria ter cumprido algumas etapas da biografia que a limitação financeira ainda não me permitiu. Mas não deixo de manter o foco na missão e, com ou sem recursos, vou terminar de escrever este livro!

• Parabéns a todos os 1.084 projetos inscritos no Prêmio Cultura Hip-Hop - Edição Preto Ghóez.
>> Clique aqui para ver a relação de propostas habilitadas e inabilitadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com