domingo, 8 de agosto de 2010

Recomendação de leitura

Abro esta postagem com uma das fotos mais importantes da minha vida, e que dificilmente vai ser superada. Nem preciso explicar o motivo, pois acredito que a imagem diz tudo. Devo muito deste momento, clicado na noite de 2 de março de 2006, em Nagoya (Japão), ao meu irmão Fabio.
E ressalto que, naquela noite, além da foto, tive a honra de beijar a mão de Mr. Dynamite.

Falo de James Brown porque ele foi uma das maiores influências artísticas de Nelson Triunfo - que sempre define sua veia artística como "uma mistura de James Brown com Luiz Gonzaga".
E, já que o assunto é o "Poderoso Chefão do Soul", quero aqui recomendar um excelente livro que acabo de ler: O dia em que James Brown salvou a pátria (Editora Zahar), de James Sullivan. A obra narra os acontecimentos seguintes ao assassinato de Martin Luther King Jr., ocorrido no dia 4 de abril de 1968. Na ocasião, James Brown foi convocado para fazer um show, em Boston, com o intuito de apaziguar os conflitos raciais que se sucederam à morte do líder negro. Em um dia, os focos de revolta totalizavam mais de 40 mortos, centenas de feridos e 20 mil presos.
James Brown pegou o microfone e foi à luta. Conseguiu conter os ânimos de uma multidão enfurecida e começou, ali, um engajamento político que se tornaria temática frequente em suas músicas e discursos. Este posicionamento ideológico rendeu a James Brown críticas de alguns músicos, mas o fez tornar-se referência de resistência, consciência negra e, para muitos, o "arquiteto do hip-hop".
Além do episódio específico do dia em que James Brown "salvou a pátria", o livro de James Sullivan faz interessantes incursões por outras passagens da vida de Mr. Dynamite, que nos ajuda a entender o homem, o líder, o músico, o entertainer e o empresário James Brown. Vale a pena ler este livro para captar o espírito do hip-hop, refletir sobre a relação entre música e mobilização política e entender por que James Brown é o artista mais sampleado de todos os tempos, reverenciado por 10 entre 10 hip-hoppers.


* Peço desculpas por ter "desaparecido" por um bom tempo. Fiquei sem postar nada aqui por quase dois meses, mas garanto que o ritmo está intenso! Voltei a morar em Mogi das Cruzes, arranjei um emprego provisório, continuo correndo com a organização Um só caminho, virei editor do portal Central Hip-Hop/Bocada Forte e concilio tudo isso com a assessoria de imprensa da Ponto 4 Digital, da Muro e de alguns amigos e parceiros. Ufa!
Também deixei o blog um pouco de lado porque estive bastante atarefado organizando a Batalha do Conhecimento - Desafio SP X RJ, que levou 1.000 pessoas ao Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros (São Paulo/SP), no dia 15 de julho. Felizmente, uma missão bem sucedida! Mas prometo me fazer mais presente por aqui!

Um comentário:

  1. Nossa, muito bacana o blog (inclusive o layout). Volto para ler os posts anteriores.
    Eu estava no sesc Pinheiros, foi a primeira vez que assisti e gostei muito, torci e vibrei com a galera. Estou acompanhando o HHDJ e na quarta-feira estarei na Liga dos Beats (ainda novo para mim).
    Abraços.
    danicismo.blogspot.com
    @niinavsdanii

    ResponderExcluir

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com