sábado, 28 de agosto de 2010

Agradecimento público a três colaboradores

Abri esta postagem especificamente para fazer um agradecimento muito especial a três personalidades muito representativas no hip-hop brasileiro, que estão apoiando o meu projeto de biografar Nelson Triunfo:

1) Alessandro Buzo - um dos presentes que este ano me proporcionou foi a amizade deste guerreiro, escritor, apresentador de TV, cineasta e palmeirense que nem eu!
Humildade em pessoa, Buzo me presenteou com uma rara edição da extinta revista Planeta Hip-Hop, acho que de 2001, que teve Nelson Triunfo e Funk & Cia como matéria de capa (imagem acima).
Para quem não sabe, ele mantém no centro de São Paulo a livraria Suburbano Convicto, que eu chamo de "pólo cultural do hip-hop", um raro local onde podemos encontrar livros, roupas, CDs, DVDs e muito material relacionado ao hip-hop. Vale a pena conhecer, na rua 13 de Maio, 70 - 2º andar, no Bixiga (a 10 minutos, a pé, a partir da estação Anhangabaú do metrô). Tentei pagar pela revista, mas ele não deixou: "É uma ajuda para sua pesquisa".
Valeu, Mestre Buzo! O hip-hop agradece!

2) GOG - sou fã confesso do rapper GOG, um dos melhores poetas que o rap nacional tem, e também da pessoa Genival Oliveira Gonçalves. Estive em Brasília há 10 dias, fiquei em sua casa e tive o prazer de verificar, mais uma vez, que GOG é no dia-a-dia mais do que fala em suas brilhantes letras.
No fundo, somos parceiros, já que seu coletivo Só Balanço é aliado da organização Um Só Caminho. E temos planos de desenvolver muita coisa juntos. Com certeza, um exemplar da biografia de Nelson Triunfo já está reservadíssimo para ele.

3) Prof. Nelson Maca - ainda não conheço pessoalmente esta figuraça, mas não poderia ter referências melhores. Professor de literatura e membro do coletivo baiano Blackitude, Prof. Nelson Maca é muito elogiado por pessoas que muito estimo, como Blequimobiu (Versu2), Róbson Véio e o próprio GOG, que o convidou para organizar seu primeiro livro, A Rima Denuncia (clique aqui para saber mais).
Por telefone, com a ajuda de GOG, fiz contato com o Prof. Nelson Maca que, prontamente, se propôs a me ajudar a revisar a biografia do Nelsão. Sem dúvida, um grande reforço que vai somar muito à qualidade do texto e, espero, ao meu rol de amizades.

Por fim, comunico que, daqui a algumas horas, em mais uma manhã de domingo, seguirei para a casa de Nelson Triunfo para gravar mais uma sessão de depoimentos que me ajudarão a compor sua biografia.
Nas últimas semanas, o acúmulo de tarefas me distanciou um pouco do projeto do livro. Minha agenda apertada esclarece - mas não justifica - o motivo de este blog andar meio "parado".
Entre outras atividades, atualmente trabalho na campanha de um deputado estadual gente boníssima, passei a dividir a edição do Central Hip-Hop com o parceiraço DJ Cortecertu, faço uns freelas e ando envolvido de corpo+mente+alma com a organização Um Só Caminho, cuidando da comunicação, projetos e eventos, entre outras atribuições. De vez em quando, ainda durmo.
Peguei uma rara folga no trabalho e decidi ir à casa do Nelsão para que o projeto possa continuar caminhando bem. Ainda na próxima semana, publicarei aqui um breve relato sobre mais este encontro. Tenham todos um ótimo domingo e uma maravilhosa semana!
Um só caminho...


3 comentários:

  1. Ponêis...
    tenho maior admiração pelo teu trabalho. Em primeiro lugar pela pessoa que você é dentro do hip-hop e que só faz a cultura crescer.
    Em segundo lugar, porque se dedica a pesquisar e escrever sobre o Nelsão e acredito que daí sairá um verdadeiro MARCO pra toda cultura do país.
    E, hoje, especialmente neste post por ter citado pessoas tão especiais. O Alessandro Buzo é um grande escritor, amigo, cineasta, agitador cultural e pai de família. Tenho grande respeito e admiração por ele.
    Gog e Maca são polos culturais fora de SP e que viajam de norte a sul divulgando e propando o hip-hop, o que é fundamental.
    Então, sinto-me mutio feliz por, mesmo a distância, fazer parte disso tudo.
    Admiração e respeito por vocês. E num fica triste não. Eu tbm só durmo raramente. O trabalho é intenso, a batalha é árdua e vamo que vamo. Sorte na caminhada.
    beijão pra ti ...e boa entrevista com o Nelsão amanhã !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post. E para registrar... SALVE Alessandro Buzo, um cara que faz MUITO por nós, e tem gente aí que nem o reconhece. O GOG é sem comentários, ícone que ajuda a cultura em todos os pontos, eles faz tanto pela cultura fora de SP que as letras deles, que são REALMENTE poéticas, pareçam apenas detalhe nessa carreira brilhante. Prof MACA tenho ouvido falar mo, pelo que faz fora de sp, como moro na capital paulista, não vivo diretamente o que ele faz, mas pelos comentários dentro da cena, o cara deve ser outro monstro... Parabéns aos três... e é lógico, ao Gilberto também. ISSO é trabalhar pelo cultura HIP HOP.

    @lfelipetropz

    ResponderExcluir
  3. Pode crer, Gil!!!

    Os merecedores devem sempre ser lembrados, desses aí acima citados por você, posso falar do meu amigo, o Prof. Nelson Maca, uma figura sensacional e um dos caras que faz a coisa acontecer aqui em Salvador.

    Paz à todos!!

    Paulo Brazil!!!

    Blog: Olha Onde a Favela Chegou.
    http://httpwwwfamilia-stncombr.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com