segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Por que "Triunfo"?

Nelsão, que já foi conhecido no Rio de Janeiro como "Homem Árvore" - apelido que ganhou de Tony Tornado, no final da década de 1970, devido à sua grande cabeleira -, adotou o sobrenome Triunfo quando começou a se destacar na dança, em homenagem a sua cidade natal, no interior do Pernambuco.
Mesmo sem ter ido pessoalmente para Triunfo (ainda), pesquisei um pouco sobre essa interessante cidade, o que pode nos ajudar a entender um pouco melhor algumas características de Ne
lsão, um sujeito simples, amante da natureza e com senso crítico apurado.
Conhecida como "a Suíça do Nordeste", Triunfo possui encantadora paisagem, com cachoeiras distribuídas por imensas e silenciosas áreas verdes, que são permeadas por construções típicas, de arquitetura refinada.
Situada em um dos pontos mais altos do estado de Pernambuco, a cidade faz parte do
Sertão do Pajeú, na fronteira com a Paraíba. A 1.004 metros acima do nível do mar, integra o chamado "circuito do frio" pernambucano. O verão chega a cravar de 28ºC a 30ºC, mas, no inverno, a temperatura mínima desce a 5ºC.
Considerada o oásis da região, Triunfo possui terra muito fértil, contemplando seu povoado com a possibilidade de cultivar grande diversidade de frutas, legumes e verduras. Com solo rico e água em abundância, seus pomares e plantações conseguem ostentar um colorido único e muito especial.

A cidade também se revela peculiar no campo cultural.
À entrada da cidade, um portentoso prédio inaugurado em 19
22 se impõe até hoje: o Cine Teatro Guarany, o principal cartão-postal da cidade.

Embora seu uso nem sempre tenha tido vínculo com manifestações artísticas, seu simples surgimento na cidade, com arquitetura e proposta ousadíssimas para a época, mostra que por ali emana uma atmosfera bastante diferenciada no âmbito cultural.
No Carnaval, a população estrala chicotes nas ruas, celebrando os criativos e coloridíssimos trajes típicos dos Caretas, tradicional folia folclórica muito valorizada em Pernambuco.
A musicalidade local também é diversificada, indo de samba, frevo, coco, embolada, maracatu, baião e forró a incontáveis vertentes dessa mesma essência afronordestina, ecoando para além de vilas, becos e mangues.

Bem... por enquanto, é isso o que sei sobre Triunfo. Planejo ir até lá até os primeiros meses de 2010 para poder retratar com mais fidelidade o ambiente em que Nelsão nasceu e passou sua infância e boa parte da adolescência.

E, é claro, para ter a honra de conhecer o pai de Nelson Triunfo, o Seu Nelson, que em 2010 far
á 100 anos de idade !!!


* A respeito de Seu Nelson, prometo escrever um pouco mais em outra ocasião...




Um comentário:

  1. Ficamos muito felizes com sua iniciativa. Divulgaremos seu blog aqui em Triunfo, OK?
    o NELSON é motivo de grande orgulho para nós. Quando você estiver em Triunfo fique certo de que será bem recebido, amigo.
    Forte abraço de tods que fazem o Blog: "BOOM, TRIUNFO, BOOM!" - WWW.TRIUNFOB.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com